Dia 29 de Maio de 1916

Uma noite passada a bordo.
A noite de núpcias com o mar!
Cerca-me o mar imenso. Além, muito além, na linha de união entre o céu e água, desse abraço da água com as nuvens, desse himneu perene do céu, do azul com a espuma, algumas velas passam.
Avistou-se o destroyer "Guadiana" por estibordo às 8 e meia da manhã. Vem, dizem-nos, proteger o "Portugal". Será assim?
Pela tarde avistaram-se dois vapores de carga em direcção a Norte. Toda esta amostra de vida nos anima e distrai.
Até às 5 da tarde fui indiferente aos balanços do vapor. A esta hora, porém, tive de ceder e o meu jantar foi encher o estómago de um tubarão que acompanhava o vapor. Foi um enjoo rápido, passageiro, fugaz, que se converteu num apetite devorador.

2 comentários:

T disse...

Olá! Será que há fotos do seu avô na Ilustração Portugueza da época?
Bela ideia e homenagem.
Um abraço
T

Makangsi disse...

Cara T

Eu tenho algumas fotos dele do tempo da guerra bem como mapas de posições militares inimigas desenhadas à mão por ele.
Ainda estou em dúvida se as vou publicar ou não, até porque estas estão em Trás-os-Montes e só lá irei em Dezembro.
Mas é uma ideia a considerar.

Fique atenta

Mak